Faz mal tomar café durante as refeições? Pesquisadora explica
Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, possui mais de mil compostos químicos
Publicado: 02/05/2025, 18:23

Se você já ouviu falar que tomar café durante ou logo após as refeições pode ser uma má ideia, pode ter um fundo de verdade nisso.
Há mais de 1.000 compostos químicos no café, e alguns deles, como a cafeína, os polifenóis e os taninos, podem interferir na forma como você absorve os nutrientes dos alimentos.
A boa notícia é que, para a maioria das pessoas, estes efeitos são mínimos — ou seja, não significativos o suficiente para causar deficiências.
Os nutrientes são substâncias encontradas em alimentos e bebidas que realizam determinadas funções vitais no organismo. Precisamos de diferentes nutrientes para nos manter saudáveis.
"Nem toda a absorção é completamente 'bloqueada' — pode haver apenas alguma redução", diz Alex Ruani, pesquisadora de doutorado de educação em ciências da nutrição da University College London (UCL) e educadora científica chefe da Health Sciences Academy, no Reino Unido.
O impacto depende da intensidade do café; da quantidade de nutrientes consumidos; e de fatores de risco individuais, como idade, metabolismo, estado de saúde e genética, explica Ruani.
Os nutrientes de que estamos falando incluem cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.
Não há necessidade de se preocupar se seus "níveis de nutrientes já são adequados, mas para aqueles que estão à beira da deficiência ou com níveis baixos, a ingestão excessiva de café pode contribuir para uma perda maior", afirma Emily Ho, diretora do Instituto Linus Pauling e professora da Faculdade de Saúde da Universidade Estadual do Oregon, nos EUA.
A reportagem completa é da BBC